Pages

terça-feira, setembro 09, 2008

Tribunais de Nuremberg

Tenho acompanhado no Discovery Channel uma série de três episódios que apresenta o histórico processo judicial movido contra os nazistas, que ficou conhecido como "O Tribunal de Nuremberg". Uma rigorosa pesquisa de fatos históricos, a série combina entrevistas de testemunhas oculares, material de arquivo e drama.

"Quase todos foram acusados de assassinato, escravização, pilhagem e outras atrocidades cometidas contra soldados e civis dos países ocupados. Alguns foram também acusados de serem responsáveis pela perseguição aos judeus e outros grupos raciais e nacionais. "

No segundo episódio, um dos réus, o cruel Hermann Goering, importante mão armada de Hitler, diante das inquisições do promotor-chefe norte americano Juiz Robert Jackson sobre as atrocidades nazistas, incluindo o extermínio sistemático de judeus, além dos experimentos científicos maldosos, Goering vence a dialética ao retrucar: "Mas, se estamos sendo julgados por crimes de guerra, por que vocês americanos também não o são, já que exterminaram os nativos americanos aos milhares?"

Mente cruel, inteligente e naquele momento verdadeira.


Historicamente, os americanos exterminaram os índios, escravizaram os negros, realizaram inúmeros experimentos científicos como o realizando em Tuskegee, um pequeno condado do Alabama - EUA. A partir de 1932 foram feitas macabras experiências com negros, pobres e miseráveis, para ver como seus corpos reagiam ao vírus da sífilis.

Os vagões dos trens da Alemanha carregavam milhares de judeus, onde muitos morriam sufocados. Os navios negreiros, em seus porões, traziam a miséria, a fome e as doenças aos negros, muitos morriam desta crueldade.

Trabalhos forçados nos campos de concentração. Trabalho escravo nas lavouras coloniais.

Estupro de judias e negras.

Crianças separadas de suas mães, judias e negras.

Crianças mortas pelos alemães. Crianças índias mortas nos ataques dos "cara pálida" americanos.

Durante o período da escravidão no Brasil e outros países das Américas, quantas não foram as atrocidades cometidas contra os negros?

Roma também cometeu suas diabruras na conquista do império.

As bombas atômicas americanas não exterminaram, em massa, os japoneses?

Bombas "napalm" americanas não queimaram até mesmo crianças inocentes na Guerra do Vietnã?

Coincidência ou não, Roma, Alemanha nazista e EUA têm uma águia como símbolo máximo do poder. Uma ave de rapina, predadora...

Quantos tribunais como o de Nuremberg deveriam existir para limpar as sujeiras da história humana?

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin