As Pirâmides Mexicanas de Teotihuacan ficam a uns 40 km da Ciudad de México.
Magníficas, magnéticas e vibrantes!
A primeira e mais imponente é a Pirâmide do Sol construída no séc. 2 d.C. Tem 65 metros de altura e mais de dois milhões de toneladas. Está orientada para o ponto exato onde o Sol se põe.
Fui até o topo dessa pirâmide. As escadas são bem íngremes e exige fôlego. Diz a lenda (não sei se é verdade) que as escadas foram assim construídas para você prestar a atenção nelas e não olhar para cima, encarando diretamente os deuses.
Muitas pessoas sobem e descem, numa peregrinação turística. Ainda vão fechar esse acesso, já que as escadas apresentam sinais de desgaste.
Entretanto, desde que subi na Pirâmide do Sol, a segunda pirâmide, a da Lua, chamou-me atenção, mesmo sendo 20 metros mais baixa.
Para acessar a segunda pirâmide, você atravessa 700 metros da "Calçada dos Mortos" e chega em uma "praça" que parece ser a parte principal.
"Calçada dos Mortos" e ao fundo a "senhora" Pirâmide da Lua.
Próximo à Pirâmide da Lua. Que os céticos torçam o nariz, mas as vibrações aqui são fortes, quase "palpáveis". Uma força incrível, logo ao chegar perto da Pirâmide da Lua. Na do Sol não senti isso e depois eu soube que na do Sol realizavam-se oferendas e sacrifício humano, vai ver que é por isso que ela é "apagada".
Incrível imaginar que um povo pré-colombiano dominou tudo isso aqui e com uma tecnologia invejável criou tudo isso.
Ainda que menor que a pirâmide do Sol, os seus vértices encontram-se à mesma cota, pois está construída em terreno mais elevado. Junto a esta pirâmide foi encontrada uma estátua chamada deusa da Agricultura, que os arqueólogos acreditam ser da época Tolteca primitiva.
Dizem que tem ligação entre essas pirâmides e as do Egito. Não sei, mas que a minha "Maat" se sentiu em casa, isso se sentiu (tenho uma tatuagem da deusa egípcia Maat, a deusa da justiça).
A mais de 7.000 km de casa, também me senti em casa neste sítio arqueológico. Por que será?
Adorei essa parte do México.