Pages

terça-feira, setembro 15, 2009

As primeiras Pirâmides a gente nunca esquece


As Pirâmides Mexicanas de Teotihuacan ficam a uns 40 km da Ciudad de México.
Magníficas, magnéticas e vibrantes!
A primeira e mais imponente é a Pirâmide do Sol construída no séc. 2 d.C. Tem 65 metros de altura e mais de dois milhões de toneladas. Está orientada para o ponto exato onde o Sol se põe.
Fui até o topo dessa pirâmide. As escadas são bem íngremes e exige fôlego. Diz a lenda (não sei se é verdade) que as escadas foram assim construídas para você prestar a atenção nelas e não olhar para cima, encarando diretamente os deuses.
Muitas pessoas sobem e descem, numa peregrinação turística. Ainda vão fechar esse acesso, já que as escadas apresentam sinais de desgaste.
Entretanto, desde que subi na Pirâmide do Sol, a segunda pirâmide, a da Lua, chamou-me atenção, mesmo sendo 20 metros mais baixa.
Para acessar a segunda pirâmide, você atravessa 700 metros da "Calçada dos Mortos" e chega em uma "praça" que parece ser a parte principal.
"Calçada dos Mortos" e ao fundo a "senhora" Pirâmide da Lua.
Próximo à Pirâmide da Lua. Que os céticos torçam o nariz, mas as vibrações aqui são fortes, quase "palpáveis". Uma força incrível, logo ao chegar perto da Pirâmide da Lua. Na do Sol não senti isso e depois eu soube que na do Sol realizavam-se oferendas e sacrifício humano, vai ver que é por isso que ela é "apagada".




Incrível imaginar que um povo pré-colombiano dominou tudo isso aqui e com uma tecnologia invejável criou tudo isso.
Ainda que menor que a pirâmide do Sol, os seus vértices encontram-se à mesma cota, pois está construída em terreno mais elevado. Junto a esta pirâmide foi encontrada uma estátua chamada deusa da Agricultura, que os arqueólogos acreditam ser da época Tolteca primitiva.

Dizem que tem ligação entre essas pirâmides e as do Egito. Não sei, mas que a minha "Maat" se sentiu em casa, isso se sentiu (tenho uma tatuagem da deusa egípcia Maat, a deusa da justiça).




A mais de 7.000 km de casa, também me senti em casa neste sítio arqueológico. Por que será?
Adorei essa parte do México.

7 comentários:

Cris França disse...

Que lugar lindo Edu, deve ser realmente mágico. aproveite por nós

Anônimo disse...

Quanta beleza heim!
E de vez em quando vc trabalha né?
Rsrsrsrsrsrs
Bjs.

Norma Villares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Takata disse...

Hum que maravilha! Viajar além de... por isso sentiu em casa. Lembranças "já viu", noutra época, noutro tempo. Você trabalha em que? Rsrsrsrsrsr. Abraços

Diário de uma alma disse...

Olá pessoal,
Eu trabalho sim! Estou trabalhando muito, durante a semana, aqui no México. Felizmente, tenho e fiz amigos por aqui e estes estão me proporcionando conhecer esses lugares.
Abraços a todos
Edu

Norma Villares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Norma Villares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Widget by LinkWithin