Pages

quarta-feira, agosto 18, 2010

Pela fumaça se perfuma


Per fumum - "pela fumaça" em latim.

Esta deve ser a origem da palavra "perfume" e do próprio perfume. 

Segundo consta "pela fumaça que os nossos ancestrais primitivos tomaram conhecimento dos perfumes que exalavam das florestas em chamas. (...) quando o fogo foi dominado, o homem deliberadamente passou a queimar madeiras e folhas para sentir o aroma que lhe agradava, assim como durante as oferendas aos deuses"

Tecnicamente falando, "o perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano." (Wikipedia)

Mas, para mim, o perfume é mais do que esse resultado químico comercializado em larga escala mundial. É como se ele fosse "alma" destes compostos químicos, como se ele estivesse "acima" ou além da combinação molecular das essências (aliás "essência" já é algo bem "profundo"). O perfume "carreado" pelas moléculas do próprio composto químico, magicamente "enfeita" o ar.

O perfume pode determinar ou dizer sobre a personalidade de alguém. Pode ser a "assinatura" de uma pessoa, o "rastro" aromático de um magnetismo de uma mulher ou homem. Perfume atrai ou afasta. Cativa ou afugenta alguém.

Particularmente há perfumes marcantes, eternizados e famosos que superam as gerações, sobrevivendo além do próprio criador.

Em mulheres, em minha opinião masculina, o perfume é mais importante que os demais "adereços" (jóias, brincos, batom,...).

Em homens, o perfume também tem papel importante, desde que combinado às circunstâncias de quem o usa.

É bom "cheirar" a "fumaça" das essências divinas que são os perfumes.

Notas de curiosidades:

Os perfumes contém as seguintes "partes":

Notas de cabeça: é a primeira impressão que se tem do perfume. Como as moléculas são menores, em menos de três minutos, elas evaporam.


Notas de coração: é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.

Notas de fundo: as notas que dão corpo ao perfume. Feitas a partir de moléculas mais pesadas, elas são as últimas a irem embora, durando até vinte e quatro horas.

Mais detalhes poderão ser encontrados no site abaixo:
http://www.esteticderm.com.br/artigos/gperfume.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Amo perfumes!!!!!!
Tenho perfume para o inverno, para o verão, para quando estou triste, para quando estou com segundas, quartas e quintas intenções.
Perfume é tudo de bom!
Bjs.

Blog Widget by LinkWithin