Pages

terça-feira, dezembro 30, 2008

Contos de gênios

Gênios às vezes são loucos, loucos que às vezes são gênios.


Alguns compositores da nossa amada MPB são gente de outro planeta, viajam em
outras esferas, conseguindo explicar o inexplicável.


Suas canções e suas letras falam num figurado sentido que somente eles
conseguiram captar, mas que nos marcam pela forma que traduzem nossos próprios
sentimentos.


Quem são eles? De onde vieram?


São seres iluminados, diferentes de nós, pobres mortais. Como podem exprimir
nossas emoções e pensamentos abstratos em idéias, em letras?




Eis alguns trechos de algumas das preciosidades que herdamos de nossos queridos
artistas.




Não adianta nem me abandonar

Nem ficar tão apaixonada, que nada

Que não sabe nadar

Que morre afogada por mim

Esotérico - Gilberto Gil







A paz fez um mar da revolução

Invadir meu destino; A paz

Como aquela grande explosão

Uma bomba sobre o Japão

Fez nascer o Japão da paz

A Paz - Gilberto Gil & João Donato





A raça humana é

Uma semana

Do trabalho de deus

A raça humana é a ferida acesa

Uma beleza, uma podridão

O fogo eterno e a morte

A morte e a ressurreição

A raça humana é o cristal de lágrima

Da lavra da solidão

Da mina, cujo mapa

Traz na palma da mão

A Raça Humana - Gilberto Gil





Música pra fazer sexo

Música para fazer sucesso

Música pra funeral

Música para pular carnaval

Música para esquecer de si

Música pra boi dormir

Música para tocar na parada

Música pra dar risada

Música Para Ouvir - Arnaldo Antunes







Não tenho muito tempo

Tenho medo de ser um só

Tenho medo de ser só um

Alguém pra se lembrar



Faz um tempo eu quis

Fazer uma canção

Pra você viver mais

Canção Pra Você Viver Mais - Pato Fu









O poeta está vivo

Com seus moinhos de vento

A impulsionar

A grande roda da história...

O Poeta Está Vivo - Barão Vermelho









De onde nem tempo, nem espaço

Que a força mãe dê coragem

Prá gente te dar carinho

Durante toda a viagem

Que realizas do nada

Através do qual carregas

O nome da tua carne...

Terra! Terra!

Por mais distante

O errante navegante

Quem jamais te esqueceria?

Terra - Caetano Veloso







Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto

Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto

É que Narciso acha feio o que não é espelho

E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho(...)

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas

Da força da grana que ergue e destrói coisas belas

Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas

Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços

Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Sampa - Caetano Veloso







Não vamos fuçar nossos defeitos

Cravar sobre o peito as unhas do rancor

Lutemos mas só pelo direito

Ao nosso estranho amor


Nosso Estranho Amor - Caetano Veloso







Rebuscando a consciência

Com medo de viajar

Até o meio da cabeça do cometa

Girando na carrapeta

No jogo de improvisar

Entrecortando

Eu sigo dentro a linha reta

Eu tenho a palavra certa

Prá doutor não reclamar...


Avôhai - Zé Ramalho









Por que se chamava homem

Também se chamava sonhos

E sonhos não envelhecem(...)

Na curva de um rio, rio...

E o Rio de asfalto e gente

Entorna pelas ladeiras

Entope o meio fio


Clube da Esquina II - Milton Nascimento- Lô Borges- M.Borges







Quanta saudade brilha em mim

Se cada sonho é seu

Virou história em sua vida

Mas prá mim não morreu



Lembra, lembra, lembra, cada instante que passou

De cada perigo, da audácia do temor

Que sobrevivemos que cobrimos de emoção

Volta a pensar então


Tristesse - Milton Nascimento/Telo Borges







Venha sugar o calor

De dentro do meu sangue...vermelhoooo!

Tão vivo tão eterno...veneno!

Que mata sua sede

Que me bebe quente

Como um licor

Brindando a morte e fazendo amor...


Doce Vampiro - Rita Lee







A gente faz o amor

Por telepatia

No chão, no mar, na lua

Na melodia

Mania de você

De tanto a gente se beijar

De tanto imaginar

Imaginar!

Loucuras...


Mania De Você - Roberto de Carvalho / Rita Lee







Amor, Lumiar,

pra viver, pra gostar,

pra chover, pra tratar de vadiar

descançar os olhas, olhar e ver e respirar

só pra não ver o tempo passar

pra passar o tempo

até chover, até lembrar

de como deve ser Lumiar


Lumiar - Beto Guedes / Ronaldo Bastos



Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin