Pages

terça-feira, maio 26, 2009

Curiosidades chilenas II

Na primeira semana, o olhar está menos crítico em função do deslumbramento pelo novo. Mas, a rotina aparece e uma semana depois e ainda na cidade capital chilena, Santiago, tenho novas percepções das mesmas coisas ou sobre novas facetas desta sociedade.


- Os chilenos são educados em muitas coisas, mas a moça do caixa (check-out) do supermercado não te cumprimenta com "bom-dia", "boa-tarde", "boa-noite", muito menos te agradece pela preferência. Garçons são quase estúpidos pela sua rude forma de entregar o "menu" (carta ou cardápio), de anotar seu pedido ou te entregar a conta. Se você não der a gorjeta (propina ou "caixinha"), então aí que eles tornam-se mal-educados. Será por que sou estrangeiro nesta terra? Nem todo mundo é cordial com estrangeiros, ainda mais se você não der gorjeta por ter sido mal atendido...


- Os motoristas de ônibus são parecidos com os paulistas: usam a força e tamanho para imporem-se. Fecham semáforos e são os mais barulhentos. Um contraste frente aos automóveis silenciosos...


- Tem vinho embalado ou envasado em caixas tetrapark (as mesmas de sucos) e isso é comum nas prateleiras dos mercados. Funcionais, mas perdem aquele charme da garrafa de vidro onde você consegue ver o vinho e a sua cor.


- Parece-me que ou apreciam flores em demasia ou são bem românticos. Veem-se, pelas ruas, trausentes com bouquets floridos e muitas floriculturas (florerias) espalhadas pelas esquinas santiaguinas.


- "Cafés com pernas" é o nome dados aos prostíbulos desta cidade. Cuidado com o café que se toma! Apesar disso, existem verdadeiras cafeterias com seus produtos cafeínos deliciosos.


- Tem vendedor ambulante ou camelô vendendo produtos piratas e outras quinquilharias como em qualquer grande cidade brasileira.


- Os calçados (sapatos) são caros. Roupas de couro, são baratas.


- Como muitos adoram enganar os estrangeiros, como se fôssemos imbecis somente porque falamos o espanhol com sotaque. Sabemos fazer contas, temos noção e malícias latinas também.


- E as Cadeias Andinas das Cordilheiras, abraçam a cidade, de modo majestoso, dizendo:
"Estou aqui, impondo e imponente.
Terão que viver referenciando-me, toda vez que olharem para cima.
Se sentirão pequenos diante da grandiosidade da natureza.
Estarão ajoelhados todas as vezes que chegarem aos meus pés.
E me glorificarão pela atração que outros povos terão."





"Los Andes" visto da janela de meu "temporário" lar andino...

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin