A devoção ao santo São Jorge remonta o século V e perdura até os dias atuais.
A influência deste santo católico é tão forte que até mesmo os escravos da época colonial sincretiram-no com Ogum(O Orixá da Guerra, das armas e do ferro). Há festividades em todo o país, nas religiões Católica, Umbanda e Candomblé. Muitos devotos auto-entitulam-se filhos deste Santo Guerreiro.
Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas. Aos 23 anos, residindo em Roma, percebeu a triste realidade dos primeiros cristãos, onde começa a se opor ao Império que o levou à morte em 23 de abril de 303.
Na época das cruzadas, São Jorge torna-se o padroeiro dos cruzados. Na Primeira Grande Guerra Mundial, medalhas com São Jorge são cunhadas e distribuídas aos enfermeiros militares.
São Jorge, o Dragão e a Lua
O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé.
A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos.
Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
ORAÇÃO ( para termos fé) - " Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém ".
ORAÇÃO ( para obtermos emprego) - "São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor. Abri os meus caminhos. Ajudai-me a conseguir bom emprego. Fazei que eu saiba estimar a todos, superiores, colegas e subordinados, e também ser estimado. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre no meu coração, na minha família, na minha escola e no meu trabalho. Velai por mim e pelos meus, protegendo-me sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a trasmitir paz, amor e harmonia a todos os que nos cercam. Amém".
Eu louvo São Jorge com o famoso brado : "Ogum Yê meu pai"