Pages

quarta-feira, maio 02, 2007

Que modelo devo seguir de felicidade?

As dificuldades que enfrentamos para obter nossas realizações aparecem no primeiro instante que passamos a criar, a imaginar, a sonhar um determinado sonho.

Logo nossa mente é invadida por "senões" ("E se isso não der certo?", "E se aquilo não...?"), por "achismos" ("Ih! Eu acho que não vai dar...", "Acho melhor..."), por "serás" ("Será que vai...?").

Dúvidas nos faz refletir, pensar. O processo de realização de algo passa por essa etapa, porque queremos cercar todas as possibilidades, ou desvendar os mistérios das dificuldades que aparentam maior preocupação.

Fazer as coisas sem pensar, de fato, é insensatez. Ter algum tipo de receio, temor ou fraqueza, também é louvável. Ninguém é tão capaz de fazer algo novo sem um pingo de medo ou receio.Mas, grande parte das dificuldades que enfrentamos não estão no mundo, no lado exterior de nós.

As dificuldades são crias nossas, são "monstrinhos" que nós mesmos criamos e damos o aspecto, tamanho e longevidade que quisermos.Isso mesmo! Nós mesmos quem jogamos contra as nossas realizações, nossas felicidades.
Dentro de nós há um cara chamado Ego e este têm planos sempre de destruir a nossa felicidade. Damos a ele a possibilidade dele tolher nossos passos.

Dizemos que não somos felizes, por exemplo, porque somos gordos, quando na verdade não é a obesidade que nos torna infelizes, mas sim o nosso modo de encarar a nós mesmos, não aceitando, que não temos corpos esculpidos para a beleza externa.

Somos o que somos e deveríamos aceitar-nos, livrando-nos das amarras que nosso próprio Ego nos condiciona: só seremos felizes se seguirmos modelos impostos e por nosso ego aceito. Modelos de beleza corporal, modelo de família feliz, modelo de homem/mulher de sucesso financeiro, entre outros.

Daí para frente, colocamos medos dentro de nós dizendo a nós mesmos que é impossível ser feliz já que não seguimos tal modelo.

Não damos passos em direção oposta daquela que as pessoas exigem de nós, ou seja, que sigamos sempre modelos. Não abandonamos aquela velha e desgastada relação porque a família vai pensar o que de nós?

Não fazemos aquela sonhada faculdade, porque os pais querem e exigem que sejamos médicos (realizando os sonhos ou clichês que eles mesmos não conseguiram seguir).

Então, a felicidade está ao nosso alcance, que, com o nosso próprio esforço somos capazes de alcançá-la. Basta que não sigamos modelos e o Ego.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin