Pages

terça-feira, dezembro 22, 2009

Boas festas, Bom ano



A todos os meus amigos, colegas, blogueiros e visitantes, desejo que realizem boas festas. Que consigam confraternizar com os seus entes queridos, que possam usufruir de momentos especiais e que recarreguem-se de ótimas energias para as usarem no novo ano.

Realizem-se em 2010. Vivam o sonho de mais uma oportunidade. Esperem as renovações. Amem e deixem ser amados.

Fortifiquem-se em suas crenças, convicções e bençãos, sejam elas quais forem.


segunda-feira, dezembro 14, 2009

A cativante arte de Cativar




Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Antoine de Saint-Exupéry - O Pequeno Príncipe


"Cativar sem fazer ninguém escravo"
Trator - Composição: Flávio Venturini e Fernando Brant


Dê a quem você ama:
Asas para voar,
Raízes para voltar e
Motivos para ficar.
Dalai Lama

domingo, dezembro 13, 2009

Rindo de quem?



Domingão, sem quase nada para fazer, além de descansar. Afinal, parecem que as "frentes frias" só gostam de finais de semana para aparecerem.

Acessei o meu correio e encontro um vídeo bem hilário de um ventríloco.

Não contente, procurei por "Walter idoso" (uma de suas criações) no Youtube e descubro o humorista: Jeff Dunham.

Querem rir? O cara é original e talentoso. Salvou o meu domingo solitário.


Bom final do fim de semana




terça-feira, dezembro 08, 2009

O dia do silêncio

(Rio Tamanduateí - Av. dos Estados, região central de São Paulo, às 07:00 horas da manhã)


(Marginal Tietê, Ponte Cruzeiro do Sul - 09:30 horas da manhã)



Incrível como a metrópole paulistana é cheia de surpresas e constrastes.
Hoje pela manhã, enfrentei o pior dos pesadelos desta cidade: a enchente.
Ruas, bairros, córregos, rios, avenidas e pés debaixo d'água. (Seria coincidência que hoje comemora-se, nas religiões afro-brasileiras, o dia de Oxum, a Orixá das Águas Doces e Yemanjá a Orixá das Águas Salgadas?)
Foi um dilúvio noturno com consequências vividas nas primeiras horas do dia. 100 e poucos milímetros cúbicos de água em um só dia (a metade de chuva prevista para o mês todo).
Saí de casa às 6 da manhã e cheguei às 11:30 no trabalho. E, para chegar neste horário, tive que descer do fretado, utilizar um metrô e "pegar" um taxi até o trabalho.
Quando desci do fretado, sobre a ponte Cruzeiro do Sul (ao lado do terminal rodoviário do Tietê), me surpreendi com a cena: a maioria dos veículos que estavam na Marginal havia desligado seus motores e havia um certo "silêncio" que era ao mesmo tempo constrangedor e de resignação. Constrangedor porque quem é que adora ficar "preso" no meio do caos? Resignação por parte dos motoristas que só podiam "aceitar" a situação imposta pelo excesso de chuva.
Dizem os "apocalípticos" que o "fim do mundo" ou deste "ciclo" será por meio da água. Acho que eles estão no caminho certo. Enquanto isso, os preços dos coletes salva-vidas, botes, caiaques, patinhos de borracha e roupas de mergulho estarão subindo pela constante demanda.
Aieuieu Oxum!
Odociaba Yemanjá!

segunda-feira, dezembro 07, 2009

É nem !

Este fim de semana, com o ENEM em pauta, aqui no Brasil, o que vi por parte de alguns estudantes foi a falta de educação em como lidaram com a "frustação" de terem perdido a prova.
Os portões abririam às 12 horas e fechariam às 13 horas. Isso era o "combinado" e avisado previamente. ("O combinado não sai caro")
Os "atrasildos" que fizeram além de, mimadamente baterem os pés no chão e darem desculpas esfarrapadas? Foram unidos para cometerem atos como o de vandalismo.
Por causa do trânsito perderam a prova. Mas que injustiça!
Acordassem mais cedo! Ou acham que toda a malandragem brasileira em deixar tudo para a última hora os salvarão sempre?

O índice de abstenção nacional foi de mais de 37%. O resultado deste exame seria utilizado por algumas universidades, mas graças ao vazamento da prova, a segunda data impossibilitou isso.

Resumo: somos o reflexo de nós mesmos. Somos medidos por nossa própria cultura e educação.

"É nem deu desta vez"

quinta-feira, dezembro 03, 2009

O Pequeno Burguês


Eu mal acabei de publicar o post anterior sobre planejar 2010 e sou pego de surpresa com uma bombástica e ótima notícia: a minha filhota Ana passou no vestibular! E para aumentar o orgulho do pai, ela ficou em terceiro lugar na classificação.
Vejo que os últimos três posts se complementam e se interligam, porque logo após saber do "fresquíssimo" resultado do vestibular, lembrei-me de outra música do Martinho da Vila, "O Pequeno Burguês" pela dificuldade que é manter-se em um curso universitário.
O Pequeno Burguês
Martinho da Vila

Felicidade!
Passei no vestibular
Mas a faculdade
É particular
Particular!
Ela é particular

Livros tão caros
Tanta taxa prá pagar
Meu dinheiro muito raro
Alguém teve que emprestar
O meu dinheiro
Alguém teve que emprestar

Nem 2010 chegou e o ponteiro da bússola está em direção oposta a 2009!
Bem, agora é colocar em prática aquilo que estava sendo esperado.
Ano que vem, minha filhota vai iniciar sua realização pessoal, embora estará longe dos pais. Voando por aí...

Planejo, logo existo


Se existe uma coisa dentro de mim é uma forte vontade de planejar as coisas. Me sinto bem poder ter a oportunidade de criar planos e colocá-los em prática, mesmo que alguns deles não se concretizem.
Vem chegando o novo ano (aquela simples mudança de "folhinha" no calendário) e é possível fazer uma revisão no ano que se acaba e (re)planejar a vida.
2009 foi um ano que simplesmente "passou" em minha vida, sob o aspecto de planejamento. Não só nada planejei quanto nada de significativo fiz. Eu "lutei" o ano todo, mais para apagar incêndios do que para viver algo que tivesse sido planejado.
Nem sempre a vida nos é favorável e por isso, passamos tempo dela correndo "atrás do próprio rabo", realizando infinito círculos e dando murro em ponta de faca. Perdemos a oportunidade de olhar mais amplamente sobre a nossa própria existência.
Afinal, para que vivemos? O que estamos fazendo para nós mesmos? E para os outros? O que estamos "plantando"?
Me realizo com as minhas planejadas realizações.
Sei que existem aqueles que apreciem o inverso: vivem o hoje, o momento. Alguns seguem até o estilo "carpe diem" (frase retirada de um poema de Horácio - que significa "colha o dia" ou aproveite o momento"). Detestam planejar alguma coisa e assim são felizes. Entretanto, assim como essas pessoas são felizes em não planejar, existem os que adoram fazer planos. Eu sou um destes.
Para o próximo ano já tenho algumas coisas "boas" no forno. Por exemplo, já estou pensando em minha aposentadoria e o que farei depois dela. Me aposentarei daqui a alguns anos, mas já darei alguns empurrões neste sentido, a partir de 2010.
Alguns cursos pessoais estarei realizando. Adoro cozinhar e preciso melhorar-me nos bolos, pães e doces.
Saúde: este ano deixei ela por conta da "sorte". Ano que vem faço uma "revisão geral" dos 45.000 km.
Família: há arestas que poderão ser melhor trabalhadas pela minha pessoa. Não dei a devida atenção.
Ademais, sentindo-me em plena "liberdade de voar" já que em 2009 deixo algumas coisas para trás e agora apontarei o ponteiro de minha bússola para outra direção: 2010.
Blog Widget by LinkWithin