Pages

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Planejo, logo existo


Se existe uma coisa dentro de mim é uma forte vontade de planejar as coisas. Me sinto bem poder ter a oportunidade de criar planos e colocá-los em prática, mesmo que alguns deles não se concretizem.
Vem chegando o novo ano (aquela simples mudança de "folhinha" no calendário) e é possível fazer uma revisão no ano que se acaba e (re)planejar a vida.
2009 foi um ano que simplesmente "passou" em minha vida, sob o aspecto de planejamento. Não só nada planejei quanto nada de significativo fiz. Eu "lutei" o ano todo, mais para apagar incêndios do que para viver algo que tivesse sido planejado.
Nem sempre a vida nos é favorável e por isso, passamos tempo dela correndo "atrás do próprio rabo", realizando infinito círculos e dando murro em ponta de faca. Perdemos a oportunidade de olhar mais amplamente sobre a nossa própria existência.
Afinal, para que vivemos? O que estamos fazendo para nós mesmos? E para os outros? O que estamos "plantando"?
Me realizo com as minhas planejadas realizações.
Sei que existem aqueles que apreciem o inverso: vivem o hoje, o momento. Alguns seguem até o estilo "carpe diem" (frase retirada de um poema de Horácio - que significa "colha o dia" ou aproveite o momento"). Detestam planejar alguma coisa e assim são felizes. Entretanto, assim como essas pessoas são felizes em não planejar, existem os que adoram fazer planos. Eu sou um destes.
Para o próximo ano já tenho algumas coisas "boas" no forno. Por exemplo, já estou pensando em minha aposentadoria e o que farei depois dela. Me aposentarei daqui a alguns anos, mas já darei alguns empurrões neste sentido, a partir de 2010.
Alguns cursos pessoais estarei realizando. Adoro cozinhar e preciso melhorar-me nos bolos, pães e doces.
Saúde: este ano deixei ela por conta da "sorte". Ano que vem faço uma "revisão geral" dos 45.000 km.
Família: há arestas que poderão ser melhor trabalhadas pela minha pessoa. Não dei a devida atenção.
Ademais, sentindo-me em plena "liberdade de voar" já que em 2009 deixo algumas coisas para trás e agora apontarei o ponteiro de minha bússola para outra direção: 2010.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin