Pages

segunda-feira, julho 19, 2010

Chega de rádio



Se tem uma coisa que me deixa irritado é tentar ouvir música através das diversas rádios (FM ou AM) quando estou dirigindo.

Quando estou no trânsito, há uma proporcionalidade direta entre o trânsito e as propagandas/"blá, blá, blás" que as rádios divulgam (em pleno horário nobre e elas aproveitam isso).

Já não adianta um rádio automotivo com 10, 20 ou 30 estações memorizadas porque parece combinado entre as rádios: todas ao mesmo tempo fazendo a mesma coisa: ou tocando músicas (incompletas porque o locutor destrói com a sua voz os últimos acordes - que às vezes são os melhores da música num espécie de apoteose) ou colocam os comerciais intermináveis. Trocar de rádio o tempo todo é um trabalho que só te desconcentra do volante (coisa perigosa) e é inútil.

Viajar para regiões não urbanas e tentar ouvir rádio é, ao menos para mim, a pior situação. Existem só três tipos de rádios que se consegue sintonizar: as Sertanejas (tipo de estilo musical "caipira-urbano" que derivou de músicas "raizes" brasileiras) , as Pagodeiras (Pagode: espécie de samba com letras populescas e com o mesmo ritmo) e as Evangélicas.   Desculpem aqueles que apreciam qualquer uma destas três rádios, mas eu detesto.

Os CDs amenizaram isso, mas eu tinha que carregar aqueles estojos pra todo lado. Chega uma hora que enjoa ouvir as mesmas músicas.

Depois veio o MP3 e os rádios automotivos que aceitam esta tecnologia. Mas o incômodo ainda era ter que carregar os CDs recheados de MP3.  Ou eles derretiam com o sol desta terra tropical ou eles "sumiam" estranhamente depois de um certo tempo.

Felizmente existem os chineses! "Meus problemas acabaram!"

Por menos de R$ 50,00 (US$ 30) pude comprar o aparelhinho acima e um pen drive de 2 GB. Trata-se de um transmissor FM. Como funciona?

  • Copie suas músicas MP3 para um pen drive. Em média são 250 músicas para cada 1 GB;

  • Conecte o aparelho transmissor no isqueiro (acendedor) de seu carro

  • Sintonize o aparelho transmissor e o rádio do carro na mesma frequência de FM (em uma frequência "livre" de sinal de alguma rádio). Pode-se gravar na memória do rádio esta nova frequência

  • E é só ouvir todas as músicas que se tem disponível, com a opção de avançar para a próxima faixa através de um controle remoto

Tem a vantagem de se você tiver mais de um pen drive, gravar seleções musicais diferentes. Por exemplo, tenho dois pen drives, um com a "minha" seleção de música (rock'n roll) e outro com uma seleção "democrática" (que a família gosta e não discorda).

Desvantagens:

  • Tem que ter paciência para gravar centenas de músicas no pen drive

  • O transmissor não tem a função de sequência "aleatória" o que significa que as músicas tocarão de acordo com a sequência que você as gravou
Aí está uma dica útil e com o custo benefício muito bom.




Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin