Pages

quarta-feira, julho 11, 2007

A difícil arte de comunicar-se

Algumas coisas diferenciam o gênero humano dos demais animais. Além da capacidade de raciocinar, ter noção do tempo, ainda temos outras mais que nos faz diferentes. A comunicação verbal estruturada em palavras é uma ferramenta altamente desenvolvida pelo ser humano.


Apesar dessa vantagem que temos, há nessa complexa linguagem meandros e armadilhas que muitas vezes nos pregam peças. Há também limitações nas palavras que não conseguem sublimar idéias, pensamentos e principalmente sentimentos.

Colocamos, em muitas vezes, tudo a perder ou por ter dito erradamente o que pensávamos ou não ter encontrado uma frase ou um parágrafo que pudesse expressar exatamente o que queríamos. Ficamos mudos quando a nossa incapacidade de comunicação é gritante.

Outra coisa que trunca ou cria distorções em nossas comunicações verbais é a impulsividade criada pelos nossos sentimentos. Colocamos o carro na frente dos bois e destruimos muitas coisas que se levou um tempão para ser construída, principalmente as relações.

Por isso que pensamos tanto, ensaiamos tanto antes de falar algo e muitas vezes apenas o silêncio vem como consolo pela inabilidade de expressar o que desejávamos colocar em público.

Invejamos aos oradores, aos contadores de anetodas, aos apresentadores, aqueles que saem com uma boa "tirada" e convence ou agrada a todos. Parece que estão num nível evoluído ao nosso.

Os poetas, compositores e contadores de estórias nem se fala! Estes vieram de outros mundos, devem ser extraterrestres. Puxa!

Como podem sintetizar tantas coisas em simples frase?

Ler, escrever, ouvir e perceber são caminhos que ajudam na difícil comunicação verbal.


Tente descrever algum sentimento seu em palavras escritas e verá como é difícil tal tarefa.


Tente descrever um sabor de algum alimento, não pelas características químicas (doce, salgado, azedo, etc) mas pelas sensações que causam em sua boca, paladar e no prazer que dão.

Até mesmo escrever este post, tentando dizer o quão difícil
é expressar-se por palavras, é um desafio que espero ao menos fazer meus diletos leitores refletirem a respeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom iniciar uma conversa, tomar um partido, mesmo que não esteja certo, ao menos expõe o que pensa.
Não deixe de dizer nada que queira, mesmo que suas idéias não vão de encontro com o que “todos” pensam.
Não sou a favor do silêncio, ele angustia e não nos liberta do que incomoda. Embora ainda por muitas vezes me mantenho calada. Um dia eu aprendo!!


Abraços,

Blog Widget by LinkWithin