Pages

sexta-feira, agosto 01, 2008

Racismo global

O racismo é uma doença que devemos combater a todo custo. Devemos repelir qualquer tipo de discriminação para que não cheguemos ao ponto de se cometer barbaridades histórica em nome da pureza de uma raça em detrimento da extinção de outra.
Os negros padeceram por séculos porque eram considerados abaixo de animais, sem alma e sem vontade própria. Apodreceram nos porões de navios negreiros, gemeram nos troncos e suportaram monstruosidades como cativos.
Ainda hoje, este preconceito racial, mesmo que velado, é patente. Há pessoas que se consideram melhores que pessoas negras. Os salários e as oportunidades de carreira são inferiores para as pessoas negras.
Os primeiros cristãos foram assolapados nos circos romanos ou transformados em escravos.
Os judeus, durante a segunda guerra mundial, sofreram os horrores imputados pela dita raça ariana. Foram eliminados sistematicamente nas "máquinas" de destruição criadas pelos alemães.
Havia uma convicção popular de que os alemães sofriam suas crises civis e econômicas porque os judeus eram os culpados. Culpavam os judeus de tomarem seus postos de trabalho, de enriquecerem às custas da população ariana. Hitler soube, sagazmente, tirar proveito disso e usurpou da sociedade judaíca, tirando-lhe tudo que podia, incluindo a vida.
Até hoje os judeus sofrem com o preconceito em vários países e sociedades que habitam.
Agora, uma nova "onda" de preconceito racial está aparecendo graças à globalização e ao imperialismo americano.
Os americanos, com seu modelo selvagem capitalista, vem destruindo tudo no mundo organizacional, incluindo as próprias empresas americanas. Iventaram a terceirização e com isso, tiraram postos de trabalhos dos próprios americanos em detrimento do maior lucro possível. Transferiram tudo para o oriente e mais especificamente para os dois países emergentes e mais populosos do mundo: China e Índia.
Muitas corporações americanas estão sendo operacionalizadas por indianos que, por terem um dos salários mais baixos do mundo capitalista, estão dominando os cargos que antes eram dos americanos.
O tiro saiu pela culatra e a crise de desemprego nos Estados Unidos é grande. Um preço muito alto em nome do enriquecimento de poucos.
O sentimento de revolta do povo americano e daqueles outros que estão passando por isso, é transferido para cima dos indianos. Mais e mais pessoas estão odiando os indianos, querendo eliminá-los desta competitividade, como se eles fossem os culpados disso.
Trabalhei por dois meses com colegas indianos e enquanto eles trabalhavam de maneira dedicada, eram vistos, por algumas pessoas, como um bando de gente de uma sub-raça, só porque eles se encaixam melhor dentro de um modelo americano de alto lucro em função de baixos salários.
Onde será que essa onda levará o mundo globalizado? Na eliminação de uma raça e na "purificação" de outra?

Um comentário:

Divinius disse...

Anda muito mal este mundo mesmo.
ABRAÇO:)

Blog Widget by LinkWithin