Quantas são as vezes que ignoramos as nossas prioridades, sonhos, vontades, desejos e idéias e concedemos pedidos de outras pessoas, colocando-os à frente de tudo o que é nosso?
Quantas são as vezes que não sabemos dizer "não"?
Quando nos calamos, permitimos. "Quem cala, consente". Permitimos que os outros interpretem, ao seu modo, aquilo que não dissemos.
Quando não nos posicionamos firmemente em nossas convicções, abrimos concessões e estas muitas vezes tolhem nossas realizações, atrasam nossos resultados, nos tiram noites de sonos e nos colocam em caminhos que não queríamos trilhar.
Aprender a dizer "não", "não posso", "não quero", "não tenho tempo", não tenho interesse", "não me amola", "não, obrigado" e outros "nãos" devem fazer parte de nosso programa de realizações de sonhos e encontro da felicidade.
Engolimos sapos, ficamos mais tempo no trabalho, esquentamos mais nossa cabeça e dormimos mal por conta desta estranha mania de não saber negar pedidos, ordens, responsabilidades dos outros e petições de todo tipo.
Temos medo.
Devemos ser claros, devemos não deixar margens às dúvidas e dizer exatamente o que não queremos. A arte é saber fazer isso, com educação, respeito e firmeza.
Afinal, por que os outros podem dizer não e nós não podemos?
A verdade é uma só. Ela pode até doer, mas é única.
6 comentários:
Olha amigo,
não tenho dificuldade em dizer não da forma correta como vc descreveu, mas ultimamente tenho feito tantas concessões( porque não tem outro jeito)que as vezes penso que vou acabar perdendo a paciência comigo mesmo.
Bjs
Olá Fatima,
Muitas vezes, as circunstâncias nos levam a ceder além da conta. Tentamos nos adaptar, entretanto, pagamos um preço pelas concessões.
Boa semana. Bjs
Vc está falando de mim???
puxa!
Fala meu amigo Rogério!
Como assim, falando de você?
Eu estava mesmo é falando sobre a minha pessoa e através deste post, deixo um recado, um "toque" aos outros.
Um grande abraço
Pois é Dado... tenho imensa dificuldade de dizer NÃO e normalmente fico na pior.
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu
Postar um comentário