Pages

segunda-feira, novembro 12, 2007

Avaliação de Desempenho

Muitas empresas adotam ferramentas de avaliação de desempenho de seus empregados.

Muitas destas ferramentas são ineficientes porque são limitadas quanto a analisar a performance das pessoas.

Criam-se metas para serem cumpridas e mesmo que a pessoa esforce-se em inúmeras atribuições, tarefas, atividades entre outras coisas, nada valem se não estiver de acordo com a ótica da tal ferramenta. E muitos dos melhores profissionais são avaliados de maneira equivocada, podendo perder créditos junto à empresa.

Além deste tipo de avaliação empresarial, somos avaliados em nossos desempenhos sob os vários papéis que assumimos na vida: cônjuge, amigo, pai, filho, vizinho, cidadão, motorista, entre outros.

As pessoas tornaram-se exigentes, querendo mais e mais.

Chegar em casa sem sorrir, mesmo que o dia tenha sido um inferno, é uma ofensa para quem lá nos espera.

Errar então não há segunda chance.

Somos avaliados pelos pontos de vista e de acordo com as convicções dos outros. Limitadamente nos tacham, nos rotulam e dizem se estamos acima ou abaixo da performance.

Um pai de família tem que cumprir, mesmo que sentindo-se escravo, com suas obrigações, senão a família expulsa-o.

Uma esposa tem que "comparecer" para o marido quando ele a procura senão o pau quebra. Quantas mulheres fingem ainda orgasmos por conta desta avaliação?

Mundo de maquiagens como as casas de americanos: são bonitas mas são de papelão revestido, passa a ser adotado por muita gente anônima e artistas. Só para manterem a performance. Viagra, seios postiços, botox, shampoo colorante, roupas e perfumes, diplomas. Tudo para agradar.

Mas, e a essência humana? E as qualidades natas? E aquilo que escondemos porque ninguém quer mais saber como honestidade, integridade, cidadania, senso ecológico, carisma, instinto materno, alma poética, humildade, religiosidade, fé, amizade e tantas outras coisas que somos e sentimos que nada mais valem porque as ferramentas modernas de avaliação querem lidar com redução de custos, capacidade de adaptação, respostas rápidas, sorrisos, beleza externa, aparência de ganhadores, líderes, pessoas que almejam crescer acima das estrelas, eterna jovialidade?
Avalia-se mas não aprofunda-se, mantêm a superficialidade da casca fina, brilhante e falsa.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin