Pages

sexta-feira, julho 03, 2009

Marmotagens

Não dá pra saber se essas marmotas estão se abraçando ou brigando.

As marmotas são roedores. Vivem em tocas. A sua principal preocupação é alimentar-se o mais rápido possível.

São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colônias ou famílias.

A palavra marmoteiro também é usada como marmota ou marmotagem.


A palavra marmotagem refere-se ao ato incorreto ou indevido praticado pelo marmoteiro. Outras palavras também podem ser associadas ao marmoteiro: trambiqueiro, kosibetó, bequeiro, vigarista, safado, inventor de moda, e muitos outros.


Incrível como nossos políticos e as coisas que ocorrem no poder lembram as marmotas e seus comportamentos.

O PT decidiu voltar atrás no pedido de afastamento temporário de Sarney. Marmotagens à parte, afinal, no ano que vem o PT contará com o apoio do PMDB para as eleições presidenciais.

Já o Conselho de Ética(?!) absolve deputado Edmar Moreira (DEM) da cassação por denúncias de quebra de decoro. O deputado foi acusado de uso indevido da verba indenizatória, recurso a que cada deputado tem direito, no valor mensal de R$ 15 mil. O deputado usou a verba para pagamento de serviços de segurança a empresas de sua propriedade. O deputado ficou conhecido por conta do castelo que sua família possui em Minas Gerais. O Conselho de Ética (?!) resolveu o problema: nomeará como novo relator um dos 9 deputados que votaram a favor do dep. Edmar.

Segredos, conluios, picaretagens, marmotagens, safadezas.

Não dá pra saber se as "marmotas" estão marmotando, conchavando, negociando, disputando ou festajando.
Como são "roedores", iguais aos "ratos", conseguem se procriar rapidamente e infestar os planaltos e prados...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto Edu!
Quando morei em Brasília ninguém sabia o que eu estava falando quando chamava alguém de marmota(coisa bem de mineiro)tinha sempre que explicar.
Bjs querido.

Blog Widget by LinkWithin