Pages

quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água. Mas o que devemos comemorar de verdade?


A falta de ações para a preservação adequada deste bem limitado ou a escassez progressiva deste líquido divino que já afeta milhões de seres humanos que vivem na faixa da pobreza?


Parece que só haverá ações concretas quando as garrafas de água mineral Perrier faltarem nas mesas de quem tem força para mudar leis e costumes.


Na lista Forbes há 891 bilionários espalhados no mundo. Estes caras estão mesmo com escassez deste líquido? Certamente que eles podem comprar e mandar trazer, assim, nada farão a favor do bem mundial. Raros são os bilionários que estão engajados nesta luta.


E o povão, está mesmo preocupado com a água? Vemos lixo boiando em rios, lagoas recebendo dejetos humanos dos esgotos residenciais. Problema dos governantes resolver isso? De jeito algum! O povo tem que parar mesmo de achar que todos os seus problemas devem ser resolvidos por governantes.


As ações podem iniciar numa mudança consciente de hábitos.


Aqui no Brasil temos abundância de água e falta de educação ambiental da população. Nós deixamos vazar muita água de nossas torneiras porque isso é barato, não sai de nossos bolsos. Banhos prolongados e quintais lavados com mangueira. Gastamos sem a preocupação.


Há estudos científicos de que perdemos água inclusive para o Universo, isto é, moléculas de água desgarram-se da atmosfera terrestre e se perde no espaço. Isso aconteceu inclusive com nosso planeta irmão Marte. Então desperdiçamos algo que já perdemos naturalmente por efeitos físicos.


Há um livro de Camille Flammarion, chamado "Fim do Mundo", trata-se de uma ficção passada no século XXV onde o planeta Terra agoniza. O ser humano busca, neste enredo, gerar oxigênio a partir da "quebra" da molécula de água (H2O) uma vez que a atmosfera está ficando escassa. Neste processo físico usando a eletricidade, eletrólise da água, destrói-se definitivamente a água, para gerar compostos gasosos. O final desta ficção é óbvio - o fim do mundo, em função do fim da atmosfera e da água por exaustão deste processo chamado eletrólise.


Então o que somos com trilhares de dólares no bolso e sem água e atmosfera? O que somos como raça humana evoluída sem os elementos físicos e naturais que a natureza nos deu? Para onde vamos acumulando riquezas monetárias e nada fazendo para o nosso próprio lar? O que beberemos se literalmente defecamos sobre a própria água?


Sem hipocrisias, não me excluo do rol daqueles que disperdiçam água de um modo ou de outro, nem daqueles que sujam a água em qualquer grau. É um exame de consciência para toda a raça humana.


Afinal este planeta é nosso ou somos mais uma espécie de seres vivos que apenas habitam, como os demais, a Terra? Creio que não somos dono de nada daqui, somos apenas locatários com prazo de validade.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin