Pages

segunda-feira, março 05, 2007

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra(S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42.)

Cada ensinamento do Mestre Jesus parece contrariar a própria natureza humana, ainda recheada de instintos e impulsos emocionais.
Quem conseguiria, seguindo ao pé da letra, receber um golpe no rosto, simplesmente virar a outra face para que o agressor possa desferir um golpe tão humilhante quanto o primeiro?

Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente. (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Certamente que sábios homens falam por simbologias, por fábulas, por imagens fortes para chamarem a atenção das pessoas às questões importantes nos relacionamentos do ser humano.

Jesus quis apenas refrear e condenar a vingança. Disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Além desse raciocínio acrescento um outro aprendido por mim, nas lides da vida, onde em intricados e misteriosos mecanismos de inter-relação humana, pude compreender de forma nítida o recado dado de forma simples e que sintetizo a seguir.

Quando recebemos um duro golpe de alguém, devemos saber e compreender que o melhor caminho é perdoar.
Perdoar é dar a outra chance, é dar a oportunidade desta pessoa aprender e melhorar-se, refletindo a partir deste perdão. Quando temos a capacidade de perdoar (oferecer a outra face), melhoramos o nosso próprio propósito de vida: viver em bem-estar.
Perdoar é livrar-se do peso de ser o juiz implacável, de ser uma pessoa tão intratável do que realmente somos.
Perdoar é oferecer a outra face da vida: a da oportunidade, a da segunda chance e do aprendizado mútuo.
Não é fácil e simples perdoar, mas quem de nós não já precisou de uma nova oportunidade após um erro?

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin