Pages

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Tim tim




Meu sumiço deu-se por vários motivos e dentre eles é não poder mais acessar o Blogger e todo esse universo através da empresa em que trabalho. Filtraram tudo, fecharam as portas e somente sites que não tenham caráter pessoal ou que fazem parte de redes sociais (interessante que o Facebook e o Twitter não bloquearam). Claro que eu poderia postar de minha casa, mas chegar em casa com disposição para isso nem sempre é possível.

Bem, agradeço a todos visitantes, amigos, seguidores que brindaram-me passando por aqui. Vocês são importante para a minha pessoa (digo-lhes sem hipocrisia alguma). 

Aproveito para convidá-los a brindar, neste dia (29-dez) o meu aniversário de número 45. A idade "passa" e parece que a minha alma continua igual (que consolação - risos).

Iniciarei esta nova idade em plena nova década do século novo do novo milênio. Sou do século passado mas não fiquei por lá.

Não sei se terei outra oportunidade neste ano e nesta década, então quero desejar a todos vocês um novo ano com realizações proveitosas e duradouras. Um caminhar mais suave e repleto de felicidades - que não é o mesmo que alegria. Felicidade é saber viver em qualquer situação tirando proveito (durante ou depois).

Um brinde ao porvir.

Finalizo este post com dois trechos de duas músicas, homenageando um amigo perdido (o meu cachorrão Barnei deixou este mundo no último dia 18) e aos amigos antigos e novos.

Apenas Mais Uma De Amor

(Composição: Lulu Santos / Nelson Motta )

Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Subentendido
Como uma idéia que existe na cabeça
E não tem a menor obrigação de acontecer



Toy Story - Amigo Estou aqui

(Disney)

Amigo estou aqui
Amigo estou aqui
Se a fase é ruim
E são tantos problemas que não tem fim
Não se esqueça que ouviu de mim

Amigo estou aqui
Amigo estou aqui
Os seus problemas são meus também
E isso eu faço por você e mais ninguém
O que eu quero é ver o seu bem
Amigo estou aqui
Amigo estou aqui








segunda-feira, novembro 29, 2010

Ricardo - Pedalando em outras competições


Desculpem-me pelo post muito pessoal.

O atleta acima é o meu sobrinho Ricardo.

De repente a vida mudou o seu caminho e os nossos. Ou vai ver que era assim que, as coisas deveriam acontecer.

Sexta-feira passada, em plena jornada de treinamento, em que ele se preparava para o próximo ano, onde iria atingir o início de seu ápice esportista, foi vitimado, fatalmente, por um acidente de trânsito. Sua bicicleta veloz encontrou e chocou-se com um automóvel que vinha no sentido contrário. Minutos depois ele, 23 anos, deixava-nos para pedalar em outros circuitos, em outros campeonatos, em outras competições.

Minha convicção religiosa e espiritual me dá o alívio de entender as coisas, mas o meu coração, tão terreno, ainda sofre a perda, a separação e a certeza de que não mais o verei nesta vida terrena (quero dizer: o Ricardo físico não mais existe e este não mais verei).

Constato que eu não estou preparado para este tipo de separação chamada "morte". Pode-se, depois disso, ler livros, ouvir pessoas sábias e outros conselhos que façam a minha pessoa resignadamente ir aceitando e o tempo, o senhor tempo, cura o resto das feridas.

Entretanto, há pessoas, que antes de partirem para "a outra vida", vão se preparando ou sendo gradativamente preparadas. Esse foi o caso de meu sobrinho.

Há dois anos ele tornou-se espírita. Estudante da Doutrina Espírita. Tornou-se uma pessoa de semblante calmo.  De uns tempos para cá, veio tendo atitudes "estranhas" mas que hoje, segundo a sua mãe, explicam tudo: ele estava sendo preparado para esse desfecho. Isso fez com que seus pais estivessem mais equilibrados possível diante de tamanha dor.

Em seu perfil do Orkut, esse era a sua mensagem no "quem sou eu", recentemente atualizada:

"Seja Perseverante Sempre.

As tempestades podem soprar!
As dificuldades podem chegar a sua vida!
Os inimigos podem se levantar!
O sol pode não aparecer para você amanhã!
Todos podem te acusar!
Todas as portas podem se fechar!
PORÉM VOCÊ TEM UM DEUS!
Que detém as tempestades!
Ajuda-te nas dificuldades!
Guerreia contra os teus inimigos!
Você tem JESUS, que é o Sol da Justiça!
Que é teu Advogado!
Teu promotor!
E o teu juiz!
E que tem em suas mãos o currículo da tua vida.
Assim também, as chaves da morte e do inferno!
E diante DELE todas as portas se abrirão!
Você pode estar enfrentando agora, a maior batalha da sua vida!
Porém, CREIA EM CRISTO!
Pois ELE está batalhando por você!
E vai te dar a vitória!
A vitória já é tua, em Nome de JESUS!
Que bênçãos sejam derramadas sobre você SEMPRE!
Tenha um ótimo, vitorioso e abençoado final de semana na santa paz de DEUS"

ciclista, CAMPEÃO VALE PARAIBANO DE CICLISMO CATEGORIA SUB-23



Ciclista não toca, só chega perto para não derrubar!
Ciclista não divide, compartilha!
Ciclista não fala, só respira!
Ciclista não respira, ofega!
Ciclista não cheira, respira pela boca!
Ciclista não chora, admite que perdeu e vai pedalar!
Ciclista não elogia, reconhece!
Ciclista não pensa, intui!
Ciclista não tem reflexos, a bicicleta os tem por ele!
Ciclista não tem depressão, tem é cansaço!
Ciclista não perde energia, anda no vácuo!
Ciclista não facilita discussões, deixa o capitão decidir!
Ciclista não toma susto, senão cai no meio da estrada!
Ciclista não admite algo sem resposta, as descobre!
Ciclista não espera retorno de chamadas, vai dormir!

"viva o agora, seja o agora, concentre-se no agora quando conseguir entender isso vc verá as coisas incriveis que vc pode fazer!!!!!"
"viva o hoje pois ontem já passou e o amanhã ainda não chegou"

Ricardo Lorente
* 30/set/1987
+ 26/nov/2010
Bons passeios ciclísticos por aí meu sobrinho!

segunda-feira, novembro 08, 2010

Menino mimado


 Que os machistas vão plantar batatas com este post, mas às vezes é vergonhoso constatar o  papel masculino na sociedade, sobretudo no seio familiar.

Como homem não posso negar a situação desequilibrante que a "raça" masculina encontra-se e define seu domínio sobre as valorosas mulheres.

Estava fazendo a minha caminhada em um parque e na mesma velocidade que a minha, vinham duas amigas perto de seus 60 anos. Não pude deixar de ouvir a conversa delas, que comentavam que haviam "se livrado de seus maridos" pelos caminhos da separação. O verbo era esse mesmo: "livrar". Alegação delas (e resumo meu): os ex-caras metades eram a pura nata do típico folgadão machista.

Não quis ouvir mais porque além de eu não ser um bisbilhoteiro da vida alheia, me envorgonhei de ser homem e ter que admitir que há uma "escravidão" instalada em muitas relações conjugais.

Há exceções, há homens bons, companheiros de verdade, que partilham e dividem a dura tarefa de fazer uma família funcionar. Não acredito que eu me encaixe no modelo machista, tampouco sou tão "bom garoto" assim.

Minha querida mãe fez com que todos os seus filhos (homens e mulheres) fizessem os serviços de casa: lavar, passar, encerar, dobrar, arrumar, limpar e cuidar de crianças (meus irmãos caçulas). Eu me sentia humilhado toda vez que algum amiguinho passava em frente de casa e caçoava de mim. Mas, o tempo me ensinou que a minha mãe preparava a mim e aos meus irmãos para a vida.

Todas as tarefas domiciliares eu faço sem dificuldade. Cuidar e criar de minha filha não tive problemas. Cozinhar eu adoro. E assim mesmo, deixo, como qualquer homem, as tarefas "pesadas" para a companheira. Quando me pego, ela fez e eu nem me importei.

Almoços dominicais é a prova do que estou tentando expressar: acabado o almoço (que na maioria das vezes já foi preparado pelas mulheres) a louça "sobra" para as mulheres porque o homem vai tirar o seu cochilo de "rei". Exceto quando a mulherada se "rebela" e faz os marmanjões lavar a louça (que é tão porcamente feita que as mulheres desistem e assumem a limpeza).

Não vou culpar só os homens por isso, porque está cheio de mães que mimam seus queridinhos filhinhos poupando-os de trabalhos domésticos, transformando-os em futuros opressores de mulheres.

Casamento para muitas mulheres levam-nas diretamente para o "tanque" de roupas do abençoado e almejado lar e lá elas passam a vida toda e muitas vezes só percebem a liberdade quando o casamento se foi, seja por um divórcio seja pela viuvez.

Mulheres não se entristeçam com este panorama, porque felizmente não está tudo perdido. Vocês tem fibra e estão mudando, aos poucos, essa realidade. Muitos homens já perceberam que se não reciclarem seus "dotes" familiares, estão fora do jogo. Não criem seus filhos para serem machistas (inclusive as filhas).

quarta-feira, outubro 27, 2010

PT, eu não voto mais


Perdoem-me os leitores petistas e simpatizantes, mas vou protestar contra o governo petista e sua atual candidata ao cargo de presidente da república.

Eu não fui petista, mas votei várias vezes em candidatos do PT até no Lula, em seu primeiro mandato. Podem torcer o nariz, mas eu acreditava que o PT pudesse mudar as coisas naquela ocasião. E eles mudaram mesmo!

O ditado "dêem poder para uma pessoa e ela se mostrará quem realmente ela é" foi verdadeiro no caso do Lula, seu governo, seus asseclas, aliados e outros "cumpanheitros"(sic).

Mensalão foi só a ponta do iceberg para eu e milhões de eleitores decepcionarem-se e o país mergulhar nessa vergonhosa onda de corrupção (que já estava instalada, mas o PT deu uma "força"). Como foi frustante ver que a turma do Lula era pior do que outros corruptos políticos.

Já nas eleições em seu segundo mandato, dei uma banana para o PT. Assim mesmo essa turma se reelegeu. E as coisas pioraram.

Agora vem a tal da Dilma, na carona do assistencialismo do PT governo e me parece que vai ganhar (não me baseio nas pesquisas porque elas são falhas na metodologia aplicada e questionáveis porque são manipuláveis) . Bem, se tem o "lado negro da força", essa é a Dilma. Não tem outra perspectiva: as coisas vão piorar.

Se eu não quero a Dilma e nem o PT, votarei contra eles, votarei no candidato do outro partido e rezar.



sábado, outubro 16, 2010

Horário de verão - Eu detesto



Não vejo a menor graça no horário de verão. Eu tenho os meus motivos:

- Acordo todos os dias às 05:30. Meu relógio biológico não consegue se acostumar com ter que acordar às 04:30 da manhã, onde é o período de meu sono profundo;

- Agora que estou conseguindo ver o sol mais cedo, ver o amanhecer, ouvir os pássaros matinais, vão me tirar este pequeno prazer;

- Escuridão de novo! Eu sou do dia e, para mim, noite é para morcegos e corujas;

- Saio às 17:30 do trabalho, estará aquele calor danado durante o trajeto até a minha residência;

- A minha agenda eletrônica (a do trabalho) enlouquece com os compromissos marcados antes da mudança para o horário de verão;

- Trabalho e realizo reuniões remotas com outros países da América Latina e, enquanto aqui for 5 da tarde, lá no México o pessoal estará a todo pique porque será 2 horas da tarde. As reuniões sempre serão de noite aqui;

- E, para finalizar, o horário de verão começa me tirando 1 hora de meu fim de semana;

quarta-feira, outubro 06, 2010

Pior que tá, não fica?(sic)

 


Se você votou no candidato Tiririca, o seu voto de protesto pode lhe custar mais caro (e para todos nós contribuintes) do que você imaginava.

Um Deputado Federal recebe direta ou indiretamente o montante de R$ 103.100,00 por mês.
Salário: R$ 16,5 mil
Auxílio moradia: R$ 3 mil
Gastos com telefones: R$ 4,2 mil
Passagens aéreas: R$ 4,4 mil
Escritórios nos estados: R$ 15 mil
R$ 60 mil para contratação de assessores.


Se é esse montante que lhe deixava indignado e você quis protestar votando no Tiririca, para tirar os "velhos políticos" que estão lá para "fazer sei lá o que?", saiba que os 1.353.820 de votos que ele recebeu irá beneficiar mais 3 candidatos que foram eleitos "pegando carona" com os votos do Tiririca.

Serão R$ 412 mil por mês que você, dileto eleitor do Tiririca, determinou que se gastasse, graças ao desconhecido "Cálculo do coeficiente eleitoral" (você tinha ciência disso?). O tal cálculo permite que os votos que "sobraram" do Tiririca fossem suficientes para eleger mais 3,5 colegas de coligação - número arredondado para três.

Com isso foram eleitos os candidatos abaixo que não haviam recebido votos suficientes para se elegerem.

Você os conhece? Votaria nos candidatos abaixo? Não! Pois bem, foi o que você fez, votando no Tiririca.

(O Tiririca ou Francisco Everardo Oliveira Silva é alvo de duas representações na Justiça. "Caso seja considerado culpado, poderá ter a cassação da diplomação de Dep Federal e, com isso, impedir que ele tome posse. No caso de isso ocorrer, os votos em Tiririca serão considerados nulos e haverá mudanças nos deputados que foram eleitos graças ao coeficiente eleitoral. “Para mim, a situação dele é como de um ficha suja”, disse a Procuradoria Regional Eleitoral") - Fonte Portal G1


A tempo: Valdemar da Costa Neto (PR) (envolvido no Escândalo do Mensalão, teve 174.826 votos e não precisou de ajuda para se eleger.)

Pior que está não ficará? Tem certeza disso eleitor? Ainda há tempo de não votar errado, temos o Segundo Turno Presidencial e Governamental (para alguns estados).


Vanderlei Siraque (PT) - 93.314  votos





Protógenes Queiroz (PC do B). - 94.906 votos



Otoniel Lima (PRB), - 95.971 votos

quarta-feira, setembro 29, 2010

Votemos certo para não reclamarmos depois


Como uma democracia estamos anos-luz de muitos países. Temos as urnas eletrônicas que agilizam as apurações eleitorais e em poucas horas o resultado das eleições sai demonstrando agilidade e idoneidade.

Por outro lado, em um país pobre politicamente, temos a obrigatoriedade na votação (maiores de 18 anos até 70 anos devem votar) que modifica todo um panorama de candidatos eleitos. Temos candidatos bizarros e despreparados que normalmente são eleitos e ainda elegem indiretamente outros candidatos que o povo nem conhece. Temos a corrupção em diversos escalões do governo e que o povo não reclama e exige a saída destes.

Se você ainda não tem candidatos, não sabe em quem votar e não quer anular o seu voto pense ao menos em quem você não quer votar e vote em candidatos opostos a estes. Não quer determinado candidato à presidência? Então vote em outro.

Anular não adianta porque só se contam os votos válidos.


Abaixo está a sequência dos candidatos:

Dep. Federal (Pode votar somente na legenda)
Dep. Estadual/Distrital (Pode votar somente na legenda)
Senador 1 (Não pode votar na legenda, tem que colocar um número de senador)
Senador 2  (Não pode votar na legenda, tem que colocar um número de senador)
Governador
Presidente



quinta-feira, setembro 23, 2010

Reflorescer




Parece que a Primavera representa o tempo de amar, o tempo de nascer, de renascer, de recomeçar.

Brotos sonolentos despertam depois de longa hibernação causada pela dubla Outono/Inverno.

Não só como uma estação climática do ano, a Primavera tem o seu caráter piscológico, simbólico e até místico.

A Primavera começa no dia conhecido como equinócio (o dia e a noite tem a mesma duração) dando aos vegetais um maior período de iluminação.

Desabrocha a vida, a esperança, a alegria, o colorido e o ânimo.

Quão forrada de cores que fica a natureza.

Dálias, gerânios, rosas, begônias, cravos, camélias, primaveras, margaridas, orquídeas, azaléias, girassóis, damas da noite, ipês entre tantas flores nos tira do mofo do inverno, nos põe diante da vida de maneira espetacular.

Tons, cores e aromas.

Além de tudo, são trinados e cantorias dos pássaros, madrugadeiros na tarefa de nidificarem.

As pessoas fica mais soltas, sem tanta roupagem pesada, adquirindo as cores faciais e nas vestimentas leves.

Vem as chuvas, vem a vida, vem o ar menos denso e o sol mais amigo.

A Primavera deveria ser cultuada como a estação em que encontramos o Criador através de suas criações. Em que encontramos ou enxergamos melhor o amor.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Os animais silvestres estão desesperados, graças a nós


Este pequeno esquilo brasileiro, também conhecido como caxinguelê, serelepe, tem visitado e se aproximado em demasia a casa do pequeno sítio de meu sogro, no sul do estado mineiro. Já o consideramos quase membro da família e já ganhou o nome de "Celinho". Não o alimentamos mas ele apareceu recentemente graças aos constantes "ataques humanos" sobre a flora (e fauna) brasileira, através de sistemático desmatamento e queimadas criminosas (ou não é um crime colocar fogo em matas, destruindo e matando tudo, só para transformá-las em terreno rentável?).

O coitadinho não tem mais casa, está "sem teto" e parece protestar com as suas aparições. O ser humano (?!) mudou-o de casa e de hábitos. O Celinho agora invadiu as vivendas humanas próximas às antigas matas. Esquilos, cobras, lagartos, aranhas e ariranhas (lontras) já foram vistas no sítio de meu sogro e nas redondezas. Quebramos o equilíbrio da natureza e ela nos mostra e nos cobra isso.

Afungentar o Celinho nem é preciso. Ele vem pega o que necessita e corre para o que restou de sua morada. Afungentá-lo, nós humanos, temos feito há tempos.

Essa seria uma "revolução dos bichos" em protesto aos desmandos desta raça (quase uma praga) de humanóides.


sexta-feira, agosto 27, 2010

A cor da minha vida

Era cinza, preto e branco
A paisagem de minha vida.
Um aprimoramento em minha existência.
Quando um dia você chegou feito arco íris
A vida tinha cores e as cores tiveram vida.
Eram todas as cores que eu adorava.
Era você que coloria
E tudo existiria sem você
Tudo estaria lá
Toda a paisagem existiria
Mas as cores estariam entre o negro e o branco.
Cor da minha vida

quinta-feira, agosto 26, 2010

Precisa-se de Matéria Prima para construir um País



Embora a autoria do texto abaixo tenha sido atribuída falsamente a João Ubaldo Ribeiro, o texto denota grandes verdades sobre "nós" brasileiros...


"Precisa-se de Matéria Prima para construir um País"



A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão e corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.

Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO. Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ... e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.

Onde fazemos "gatos" para roubarmos luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros. Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior é nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica.

Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns . Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.

Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro, apesar que ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta!.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa.

Esses defeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana , mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte...

Me entristeço. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?

Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados.... igualmente sacaneados!!!

É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda...

Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós os que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo: desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido...

Sim, decidi procurar ao responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

Aí está. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Pela fumaça se perfuma


Per fumum - "pela fumaça" em latim.

Esta deve ser a origem da palavra "perfume" e do próprio perfume. 

Segundo consta "pela fumaça que os nossos ancestrais primitivos tomaram conhecimento dos perfumes que exalavam das florestas em chamas. (...) quando o fogo foi dominado, o homem deliberadamente passou a queimar madeiras e folhas para sentir o aroma que lhe agradava, assim como durante as oferendas aos deuses"

Tecnicamente falando, "o perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano." (Wikipedia)

Mas, para mim, o perfume é mais do que esse resultado químico comercializado em larga escala mundial. É como se ele fosse "alma" destes compostos químicos, como se ele estivesse "acima" ou além da combinação molecular das essências (aliás "essência" já é algo bem "profundo"). O perfume "carreado" pelas moléculas do próprio composto químico, magicamente "enfeita" o ar.

O perfume pode determinar ou dizer sobre a personalidade de alguém. Pode ser a "assinatura" de uma pessoa, o "rastro" aromático de um magnetismo de uma mulher ou homem. Perfume atrai ou afasta. Cativa ou afugenta alguém.

Particularmente há perfumes marcantes, eternizados e famosos que superam as gerações, sobrevivendo além do próprio criador.

Em mulheres, em minha opinião masculina, o perfume é mais importante que os demais "adereços" (jóias, brincos, batom,...).

Em homens, o perfume também tem papel importante, desde que combinado às circunstâncias de quem o usa.

É bom "cheirar" a "fumaça" das essências divinas que são os perfumes.

Notas de curiosidades:

Os perfumes contém as seguintes "partes":

Notas de cabeça: é a primeira impressão que se tem do perfume. Como as moléculas são menores, em menos de três minutos, elas evaporam.


Notas de coração: é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.

Notas de fundo: as notas que dão corpo ao perfume. Feitas a partir de moléculas mais pesadas, elas são as últimas a irem embora, durando até vinte e quatro horas.

Mais detalhes poderão ser encontrados no site abaixo:
http://www.esteticderm.com.br/artigos/gperfume.htm

quarta-feira, julho 28, 2010

Paciência - uma "pequena" lição


Recebo, diariamente, um ou outro e-mail com algum conteúdo que classifico como "lições de vida".  Normalmente leio e deleto. Dificilmente encaminho a outras pessoas. Entretanto, há algumas "lições de vida" que nos tocam mais do que outras.

A estorinha abaixo foi uma que resolvi publicar aqui, porque tocou-me.


No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem.


Ela disse:


- Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.


- Um bonito garoto - respondeu o homem - e completou: - Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.


Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.


- Melissa, o que você acha de irmos?


- Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!


O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.


Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:


- Hora de irmos, agora?


Mas, outra vez Melissa pediu:


- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!

O homem sorriu e disse:


- Está certo!


- O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.


O homem sorriu e disse:


- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...

Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
Quais são as suas?
Nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!

quinta-feira, julho 22, 2010

Parque da Aclimação (São Paulo) pode mudar de nome para o nome do pai do "dono" da Igreja Renascer



O belo e tradicional Parque da Aclimação na capital paulista corre o risco de mudar de nome.

Diante da megalomania que acomete o "apóstolo" e dono da Igreja Renascer e alguns de seus discípulos.

O vereador (e cantor) Marcelo Aguiar, eleito com os votos dos seguidores da Renascer, apresentou projeto de lei (PL286/10) na Câmara Municipal de São Paulo, com o glorioso objetivo de trocar o nome do Parque da Aclimação para "Parque da Aclimação Estevam Hernandes"

A homenagem, em tese, seria ao pai, já falecido, do "apóstolo" Estevam Hernandes Filho, que, segundo consta, nada fez pelo bairro ou pelo Parque da Aclimação, a não ser o fato de ter gerado o rebento que comanda a igreja cuja sede desabou ali perto, na Av. Lins de Vasconcelos, em janeiro de 2009, matando 9 mulheres e deixando dezenas de feridos.

O que chama a atenção neste episódio é, primeiramente, a desnecessidade de se eleger um vereador só porque ele representa uma denominação ou pretende falar em nome dos evangélicos.

A análise da sua atuação parlamentar pode mostrar que o político dito "evangélico" serve muito mais a interesses particulares do que coletivos.”


Indignado(a) com a notícia?

Pois bem, você pode reagir.

Divulgue esta notícia para os seus amigos (blog, email e outros) e mande uma mensagem para todos os vereadores nesse link:


Eu já mandei a minha "bronca" aos ilustres vereadores:

“Emito a minha indignação e repúdio ao PL286/10 do Sr. vereador Marcelo Aguiar que pretende acrescentar "Estevam Hernandes" ao nome do Parque da Aclimação, numa clara intenção de homenagear o pai do apóstolo e dono da Igreja Renascer. Um absurdo que contraria os interesses da coletividade.


Obrigado

Eduardo Gomes”






segunda-feira, julho 19, 2010

Chega de rádio



Se tem uma coisa que me deixa irritado é tentar ouvir música através das diversas rádios (FM ou AM) quando estou dirigindo.

Quando estou no trânsito, há uma proporcionalidade direta entre o trânsito e as propagandas/"blá, blá, blás" que as rádios divulgam (em pleno horário nobre e elas aproveitam isso).

Já não adianta um rádio automotivo com 10, 20 ou 30 estações memorizadas porque parece combinado entre as rádios: todas ao mesmo tempo fazendo a mesma coisa: ou tocando músicas (incompletas porque o locutor destrói com a sua voz os últimos acordes - que às vezes são os melhores da música num espécie de apoteose) ou colocam os comerciais intermináveis. Trocar de rádio o tempo todo é um trabalho que só te desconcentra do volante (coisa perigosa) e é inútil.

Viajar para regiões não urbanas e tentar ouvir rádio é, ao menos para mim, a pior situação. Existem só três tipos de rádios que se consegue sintonizar: as Sertanejas (tipo de estilo musical "caipira-urbano" que derivou de músicas "raizes" brasileiras) , as Pagodeiras (Pagode: espécie de samba com letras populescas e com o mesmo ritmo) e as Evangélicas.   Desculpem aqueles que apreciam qualquer uma destas três rádios, mas eu detesto.

Os CDs amenizaram isso, mas eu tinha que carregar aqueles estojos pra todo lado. Chega uma hora que enjoa ouvir as mesmas músicas.

Depois veio o MP3 e os rádios automotivos que aceitam esta tecnologia. Mas o incômodo ainda era ter que carregar os CDs recheados de MP3.  Ou eles derretiam com o sol desta terra tropical ou eles "sumiam" estranhamente depois de um certo tempo.

Felizmente existem os chineses! "Meus problemas acabaram!"

Por menos de R$ 50,00 (US$ 30) pude comprar o aparelhinho acima e um pen drive de 2 GB. Trata-se de um transmissor FM. Como funciona?

  • Copie suas músicas MP3 para um pen drive. Em média são 250 músicas para cada 1 GB;

  • Conecte o aparelho transmissor no isqueiro (acendedor) de seu carro

  • Sintonize o aparelho transmissor e o rádio do carro na mesma frequência de FM (em uma frequência "livre" de sinal de alguma rádio). Pode-se gravar na memória do rádio esta nova frequência

  • E é só ouvir todas as músicas que se tem disponível, com a opção de avançar para a próxima faixa através de um controle remoto

Tem a vantagem de se você tiver mais de um pen drive, gravar seleções musicais diferentes. Por exemplo, tenho dois pen drives, um com a "minha" seleção de música (rock'n roll) e outro com uma seleção "democrática" (que a família gosta e não discorda).

Desvantagens:

  • Tem que ter paciência para gravar centenas de músicas no pen drive

  • O transmissor não tem a função de sequência "aleatória" o que significa que as músicas tocarão de acordo com a sequência que você as gravou
Aí está uma dica útil e com o custo benefício muito bom.




quarta-feira, julho 14, 2010

Chico Xavier em tese de doutorado



O mestre em Psicologia Social Tiago Paz Albuquerque, hoje cursando doutorado nesta mesma área na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está fazendo uma pesquisa sobre a imagem de Chico Xavier junto ao povo brasileiro.


Ele pede que as pessoas possam ajudá-lo, respondendo uma pesquisa eletrônica, no site abaixo.
Abaixo segue a solicitação deste pesquisador.


"Amigos e colegas,

Peço a colaboração de todos para responderem a um questionário que trata sobre a imagem de Chico Xavier junto ao público brasileiro. Esse questionário faz parte da minha pesquisa de doutorado em Psicologia Social, orientado pelo Prof. Dr. Celso Pereira de Sá, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Para acessar ao questionário, basta clicar no link abaixo e responder.

http://pt.surveymonkey.com/s/pesq_quest

Se puderem, encaminhem esse e-mail para todos da sua lista de e-mails.

Obrigado,



Tiago Paz e Albuquerque
Aluno de doutorado
Programa de Pós-graduação em Psicologia Social
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: tiagopaz@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9814411412881480

segunda-feira, julho 12, 2010

A Copa acabou mas as Vuvuzelas continuarão nos atormentando


Enganado está aquele que pensou que as vuvuzelas (equipamento simples mas que produz ruído estonteante) irão desaparecer com o final da Copa.

Elas se transformarão e continuarão a nos incomodar.

Ou acham que a "propaganda eleitoral" não seja uma verdadeira vuvuzela: tão desagradável, tão irritante, tão barulhenta e tão inútil?

Cada "vuvuzelada" que cada campanha eleitoral de cada partido político será o mesmo que aquele "fuóóóóm" que ouvimos por mais de um mês.

E a canção adaptada "Uma vuvuzela incomoda muita gente, duas vuvuzelas incomodam muito mais..." é tão verdadeira.

Preparem os ouvidos...

quinta-feira, julho 08, 2010

O Tempo não parou. Mas ele ficou



Vinte anos! Duas décadas! Como é verdade que "O Tempo Não Pára"...

"(...)Cazuza traduziu em letras. poesias, música e no próprio comportamento o espírito de sua geração. Viveu no limite, entregue à sua arte e não poderia ser diferente. Não com ele. Cazuza teve uma vida louca e breve, mas foi o suficiente para deixar o seu nome talhado entre os grandes de nossa músicam seja à frente do Barão Vermelho ou em carreira solo, quando pôde realizar o desejo de mesclar elementos da MPB e da bossa nova com o rock típico dos anos 80.
Ainda hoje, suas canções não perdem a graça e não deixam de fisgar novos fãs com a sua verve escandalosa e até agressiva. É difícil, afinal, encontrar alguém que nunca cantarolou refrões de hits como O Tempo Não Pára ou Ideologia.(...)" (jornal MTV Na Rua)

O poeta viveu e escreveu sua história em nossas lembranças e corações.

Em entrevista Ângela Rô Rô definiu Cazuza: "Não posso sentir saudades dele, pois só se sente saudades de alguém que já morreu".

"O Poeta está vivo, foi ao inferno e volto..."

A tempo:

Quem assistiu ao filme "Cazuza - O Tempo Não Pára" vai lembrar-se daquele produtor maluco que embarcava nas loucuras de Cazuza. Trata-se de Ezequiel Neves.
Coincidência ou não, Ezequiel faleceu exatamente no último dia 07 de julho, data em que a morte do poeta completava 20 anos.

Ezequiel foi produtor da gravadora Som Livre, gravadora das Organizações Globo, presidida por João Araújo, pai do cantor Cazuza. Junto com o também produtor Guto Graça Mello, foi mentor do cantor e de sua banda, o Barão Vermelho. Chegou a escrever para a revista Rolling Stone. Ezequiel acompanhou a carreira do Barão, do qual produziu todos os discos desde o início, e também foi parceiro musical de Cazuza.



Sua morte aconteceu exatamente no aniversário de 20 anos do passamento de seu grande amigo e pupilo musical, Cazuza. Zeca, como era conhecido, sofria de um Câncer no cérebro e faleceu na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
(fonte: Wikipedia)

quinta-feira, julho 01, 2010

This Is It


Genialidade não se apaga, ela apenas transforma-se para melhor. Tudo é uma questão de tempo.

Tenho que confessar: eu achava que a decadência e as esquisitices tinham acabado com Michael Jackson. Eu estive enganado até o momento de assistir o "show-making off" do que seria o último show de Michael Jackson (MJ) entitulado "This Is It" (É Isso!).

Não porque ele morreu e agora o estou exaltando. Seus defeitos, excentricidades, manias e problemas pessoais existiram e isso ninguém o nega. Estou aqui testemunhando a genialidade de um ídolo musical de gerações.

O que seriam gravações da preparação, ensaios e encenações do "grande" show de MJ, viraram o show de verdade já que o gênio da música pop saiu de cena "minutos" antes de estrear seu mega-show. 

Para mim, é um verdadeiro e grandioso espetáculo conduzido pelo astro e assessorado por uma equipe de produção fantástica.

Fiquei gratamente surpreso e empolgado ao ouvir "velhos" sucessos atualizados (sem perder a fórmula original) na voz e dança de MJ. Impossível permacer de corpo estático com a performance do show.

Michael Jackson resgatou-se com esse "show-ensaio" calando a boca de muitos críticos e deixando queixos caídos.

Infelizmente o astro não concluiu o seu espetáculo, transformando e materializando aquilo tudo num show com todos os efeitos, luzes, som e danças.

Mas, assistindo o "making off", no final eu concluí: as luzes, os efeitos especiais e tudo o mais que não existiu tiveram um só propósito: dar foco e deixar em evidência única o artista, cantor, diretor, músico, dançarino, astro e rei do pop Michael Jackson.

"É Isso" = É tudo isso, Foi isso tudo e Será isso tudo.

Site Oficial:
http://www.thisisitmovieondvd.com/

Trilha Sonora:

"They Don't Care About Us"

Written and Performed by Michael Jackson


"Wanna Be Startin' Somethin'"
Written and Performed by Michael Jackson


"Speechless"
Written and Performed by Michael Jackson


"Bad"
Written and Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment

"Smooth Criminal"
Written and Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment



"Don't Stop 'Til You Get Enough"
Written and Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment



"Jam"
Written by Michael Jackson, Rene Moore (as René Moore), Bruce Swedien and Teddy Riley
Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment


"HIStory"
Written by Michael Jackson, Jimmy Jam (as James Harris III) and Terry Lewis
Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment



"Human Nature"
Written by Steve Porcaro and John Bettis
Performed by Michael Jackson


"Put The Blame On Mame"
Written by Doris Fisher and Allan Roberts (as Alan Roberts)
Performed by Rita Hayworth
Courtesy of Columbia Pictures Industries, Inc.
Under license from Sony Pictures Music Group



"I Hadn't Anyone Til You"
Written by Ray Noble
Performed by Hadda Brooks
Courtesy of Columbia Pictures Industries, Inc.
Under license from Sony Pictures Music Group



"The Way You Make Me Feel"
Written and Performed by Michael Jackson


"I'll Be There"
Written by Hal Davis, Berry Gordy (as Berry Gordy, Jr.), Bob West and Willie Hutch
Performed by Michael Jackson
Original master excerpt Performed by Jackson 5
Courtesy of Motown Records
Under license from Universal Music Enterprises



"I Want You Back"
Written by Freddie Perren, Fonce Mizell (as Alphonso Mizell), Berry Gordy (as Berry Gordy,
Jr.) and Deke Richards
Performed by Michael Jackson



"The Love You Save"
Written by Freddie Perren, Fonce Mizell (as Alphonso Mizell), Berry Gordy (as Berry Gordy,
Jr.) and Deke Richards
Performed by Michael Jackson




"Shake Your Body (Down to the Ground)"
Written by Michael Jackson and Randy Jackson
Performed by Michael Jackson


"I Just Can't Stop Loving You"
Written and Performed by Michael Jackson


"Thriller"
Written by Rod Temperton
Performed by Michael Jackson
Featuring rap voiceover by Vincent Price
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment



"Ghosts - Underscore"
Written by Nicholas Pike
Courtesy of Optimum Productions


"Threatened"
Written by Michael Jackson, Rodney Jerkins, Fred Jerkins (as Fred Jerkins III) and LaSean Daniels (as LaShawn Daniels)
Performed by Michael Jackson


"Who Is It"
Written and Performed by Michael Jackson


"Beat It"
Written and Performed by Michael Jackson
Guitar solo by Orianthi (uncredited)


"Black or White"
Written and Performed by Michael Jackson
Rap Lyrics by Bill Bottrell


"Black or White (Intro)"
Composed by Bill Bottrell

"Earth Song"
Written and Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment



"Billie Jean"
Written and Performed by Michael Jackson


"Man in the Mirror"
Written by Glen Ballard and Siedah Garrett
Performed by Michael Jackson




"This Is It"
Written by Michael Jackson and Paul Anka
Performed by Michael Jackson
Additional Vocals by The Jacksons
Courtesy of MJJ Productions/Epic Records/Paul Anka Productions
By Arrangement with Sony Music Entertainment


"Heal the World"
Written and Performed by Michael Jackson
Original master excerpt courtesy of MJJ Productions/Epic Records
By Arrangement with Sony Music Entertainment

quarta-feira, junho 30, 2010

Cadê o semestre?


Uau! 6 meses se passaram!
Lembro-me do "tim-tim" do reveillon, do calor do verão, do carnaval, da páscoa, do outono, da copa e do inverno que estão tão recentes que parecem que ocorreram "ontem".

2010 já chegou na sua meia vida e parece que não deu tempo de fazer as coisas que programamos.

Daqui uns segundos a copa, o inverno darão lugar à chatice da campanha eleitoral aqui no Brasil. A primavera chegará e o vermelho do natal passará a enfeitar o fim do ano, uma vez mais.

Sobrará tempo para alguma coisa?

Se a ampulheta é o símbolo do passar do tempo, o Criador deve ter retirado areia dela, só pode ser...

quarta-feira, junho 09, 2010

A volta das férias


Sinto-me naquele ânimo de tartaruga em festa de lesma.

sábado, maio 01, 2010

Férias!


Meus caros,

A partir de hoje estarei desfrutando de minhas merecidas férias.

Ausente desta vida cibernética mas bem presente na vida real.

O meu blog ficará meio empoeirado, mas por uma boa causa.

Revejo-os mais adiante

Abraços

Edu Gomes

sábado, abril 10, 2010

15 anos de idade, de amizade e de lições


Não sabia que você fosse superar tantas coisas meu amigo.
Não sabia que chegaria à senilidade com tanta disposição.
Não sabia que eu seria tão feliz e abençoado com a sua presença.
Não sabia que aprenderia com suas traquinagens caninas.

São 15 anos meus e uns 90 anos seus de convivência (considerando-se que para um cão de porte grande 1 ano vivido equivale a 6 ou 7 anos caninos).
E ainda você está aqui, para a minha felicidade.
Nem o seu médico veterinário sabia que se tornaria um geriatra canino graças a você.
Essa sua raça "vira-lata" da mistura de cão Fila com Weimaraner te deu esse ar caipira e o nome que surgiu em minha mente foi aquele que você foi "batizado": Barnei.

Meu fiel amigo, meu cão querido e meu companheiro, feliz aniversário, feliz 15 anos.

E eu quem pensava que eu fosse o seu dono, mas você mostrou-me que somos irmãos.

segunda-feira, março 29, 2010

A volta de quem não saiu do lugar


"Voltei" ! Mas não havia saído do meu lugar. Apenas tive outras preocupações que ocuparam meu tempo, ocuparam minhas forças, ocuparam a minha concentração e fizaram ausentar-me deste meu "espaço" virtual, onde acabo também "me encontrando" quando coloco particulas, pequenas frações do meu ser através dos posts e principalmente quando encontro com outros internautas, viajores deste espaço inexistente no mundo real mas que ocupa porção de nossa vida.

Coisas que me ocuparam o tempo:

- Minha filha - Entrou na faculdade mas fez com que os seus pais entrassem neste "barco". Ela mudou de casa. saiu e o meu ninho ficou vazio de filhotes (que só tenho ela como filha carnal). Foi um misto de alegria e tristeza. Chorei feito criança quando coloquei as malas do meu "bebê" no carro. Que dor! E ao mesmo tempo uma alegria em poder vê-la tomando o rumo de seu destino, mesmo que de maneira inexperiente, insegura e cheia de dúvidas. Foi um começo difícil. Adaptar-me com um ninho vazio foi e é duro. Visitar a minha filha em seu novo lar, é-me estranho. Acordar no meio da noite e ficar pensando se ela está bem, se está dormindo em segurança, se não está passando dificuldades é uma coisa constante. Mas, a vida é assim mesmo: torcemos para que nossos filhos crescam e prosperem e quando isso ocorre nos sentimos vazios.


- Minha saúde - Meu dia-a-dia profissional trouxe-me o stresss como consequência deste ritmo ocidental de vivermos, onde precisamos fazer as coisas cada vez mais rápidas e melhor. Metas e competição. Resultado: tive um "sinal de alerta" , uma sirene dizendo-me "pare o quanto antes" e o meu coração ofereceu o seu cansaço como balizador de minhas ações e farol para onde eu deveria rumar. "ASA" é o nome técnico que "apareceu" em meu exame de ecodoplercardiograma. Mostrou um aneurisma na parede que divide duas das quatro câmaras cardíacas. Que susto! Melhor foi rever a minha saúde e minha forma de viver. Parei no início da "contramão".

- Meu emprego - Além do relatado acima, ainda estou lidando com um chefe que encontra-se a milhares de quilômetros de minha realidade latino americana. Não fala outra língua que a língua inglesa dele e faz-me "sambar" no meu parco inglês (se não fosse o google translator para me salvar de meus apuros!). Na hora de falar com ele, eu o entendo, mas as minhas palavras (em inglês) simplesmente batem as asas e me deixam em um "branco" total e radiante.

- Meus amigos - Ahhhh! Como fazem um bem danado pra mim, mesmo os poucos amigos que tenho. Pena eu ter estado tão ausente até deles. Assim, resolvi preocupar-me com eles um pouco mais. Visitando-os, ouvindo-os, me abrindo com eles e tentado contatá-los. Ainda não pude encontrar com todos eles.

- Deus - O nome que cada um dá a Deus e ao contato que cada um tem com "ele" não importa. Tive vivido poucos contatos com "ele" e aí é como se fôssemos um radinho de pilha sem a pilha, ou seja, não "tocamos" músicas, não temos "vida" de verdade, somos somente um silencioso objeto inanimado. Bem, resolvi desafiar-me e saí em busca de Deus, em mim mesmo e nos outros. Resolvi fazer uma viagem "ecumênica" e encontrá-LO em outros parâmetros e paradigmas que não fossem só os meus. Já pensou em visitar Deus em outras "casas" dEle? Outras religiões, outros credos outras pessoas, outros "livros sagrados", outros rituais? Não porque a minha fé esteja "abalada" mas para ter a certeza de que Ele não é só o "meu" Deus, Ele é "O" Deus de tudo e todos. Bom tem sido esta viagem exploratória.

- Minhas relações afetivas - Se a saúde não vai bem é porque nas relações afetivas você não cuidou da "saúde afetiva" também. Afinal quando estamos "bem" nas nossas relações afetivas, a saúde física vai bem. Devo e tenho me dedicado ao meu coração (afetivo). Amar é a coisa mais boa que se pode sentir. Não só amor de homem-mulher, mas de amigos, de irmãos, de filhos e pais, de entes. "cuide bem do seu amor" já dizia os "Paralamas do sucesso"


A todos os meus leitores, amigos, colegas, admiradores, curiosos e internautas um grande e afetuoso abraço.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Perguntas que a humanidade recusa-se a responder




Gostaria, na minha enorme ignorância, de obter algumas respostas sobre as questões abaixo.

- Por que gasta-se milhões de dólares...

...com programas sofisticados que buscam vida inteligente fora da Terra, com resultados improváveis, se os mesmos milhões de dólares ajudariam a combater a fome e a desgraça de milhares de vida inteligente e real aqui mesmo na Terra?


...com programas espaciais que buscam água em Marte, mesmo que seja uma gota, se humanidade sequer valoriza os bilhões de litros de água (esgotáveis) existente na Terra?


...para planejar a construção de bases lunares para que algumas dezenas de eleitos cientistas possam "povoar" a Lua se destruimos diariamente colônias, cidades e habitações com guerras, conflitos, explosões e catástrofes naturais oriundas do desequilíbrio ecológico, dando provas que não sabemos conviver pacificamente?


...com programas astronômicos que vasculham o universo em busca de novas estrelas, novas galáxias se somos míopes diante das poluições que provocamos na natureza, "apagando" o brilho azul deste nosso planeta?


...com campanhas políticas, se os mesmos políticos ou os seus financiadores não fazem o mesmo para o meio ambiente, que foi sua "plataforma eleitoral"?


...buscando informações sobre a "origem" do Universo, "de onde viemos?" se não estamos nem um pouco preocupados para saber "para onde vamos" ?



Nossa "astronave" Terra está em colapso, convulsionando, sem direção e a nossa gana por poder e riqueza (temporários) está nos conduzindo para o fim de tudo e o esgotamento do pouco que se tem.


Quando vamos direcionar tais recursos financeiros e esforços tecnológicos para salvar a única coisa real e palpável que é a nossa casa Terra?

ETs? Água em outros planetas? Big Bang? Buracos negros? Bases lunares? Isso tudo tem nos salvado?

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Castelos de areia




São pequenas as coisas com que aprendemos muito: num dia de verão, eu estava na praia, espiando duas crianças na areia. Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam perto do final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.




Achei que as crianças iriam cair no choro, depois de tanto esforço e cuidado. Mas tive uma surpresa: em vez de chorar, elas correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo.



Compreendi que havia recebido ali uma importante lição: tudo em nossas vidas, todas as coisas que gastam tanto de nosso tempo e de nossa energia para construir, tudo é passageiro, tudo é feito de areia; o que permanece é só o relacionamento que temos com as outras pessoas. Mais cedo ou mais tarde, uma onda virá e destruirá ou apagará o que levamos tanto tempo para construir. E quando isso acontecer, somente aquele que tiver as mãos de outro alguém para segurar será capaz de rir e recomeçar.


(texto de autor desconhecido)
Blog Widget by LinkWithin