Pages

terça-feira, março 04, 2008

Guernica

Conflitos armados demonstram apenas uma coisa: a ignorância humana perante a si mesma.

Pablo Picasso em repúdio ao bombardeio alemão sobre a pequena cidade espanhola Guernica, criou uma obra de arte que tornou-se famosa pela suas dimensões físicas e psicológicas.

Usando apenas o preto e o branco o gigante painel (3,5m X 7,82m) expunha corpos e edifícios destruídos pela imbecilidade do ser humano querer conquistar o poder e sobrepor-se sobre os demais humanos à base da violência sanguinária da guerra.

O impasse atual ocorrido entre Colômbia, Equador e o tirano da "pequena veneza", parece estar chegando a mais uma guerra. Colômbia luta contra as FARC e extrapolou em invadir território vizinho ao tentar combater líderes desta força revolucionária.

Será que uma retratação pública e pedidos de desculpa resolveriam? Se o líder da "pequena veneza" não se intrometesse e não tivesse interesse em dominar sua vizinha colombiana (que se opõe ao "bolivarismo") não se chegaria onde está chegando.

Quem pagará por isso? O povo empobrecido dos países já pobres da Latino América.

Racionamentos, dificuldades em locomoção, filhos feridos ou mortos em combates que haverão, tudo por causa da dita "soberania" de cada país.

Um novo quadro de Picasso já começa a ser pintado na intolerância e sede de poder de pífios governantes latinos.




Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!".

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin