Pages

sexta-feira, março 14, 2008

O Predador e a Presa

Após a Revolução Industrial, no final do séc XIX, a era da modernidade surgiu, cresceu e num "boom" de impacto global modificou a raça humana.

Atualmente não é possível dividir o mundo em lado oriental e ocidental, tamanha é a penetração do fenômeno da globalização sobre a face da Terra.

Avanços técnológicos surgiram para suprir novas necessidades humanas. Guerras mundiais apareceram porque a nova ordem exigia novos líderes ávidos pelo poder.

A ciência progrediu, medicamentos novos, descobertas de curas e novos tratamentos, internet e outros canais de comunicação trouxeram as notícias e o conhecimento em velocidade incrível.

Tudo isso alterou o comportamento humano e apesar desta modernidade, caminhamos para um incerto destino, graças às práticas canibais do gênero humano.

O mundo gira em volta do capitalismo e este busca, em algumas práticas, predar.

Há cada vez mais gigantes corporações criadas pelas fusões e aquisições. Investidores querem atuar em todos os mercados, incluindo nos "emergentes". E querem muito, querem tudo, querem o máximo jamais obtido na lucratividade e em curtíssimo prazo. Essa voracidade tem feito grandes catástrofes sobre a vida das pessoas que poderão ter consequências a longo prazo.

"Homem Primata, Capitalismo Selvagem" já dizia os Titãs, numa crítica desta nova ordem mundial.

As empresas são apenas uma forma de rentabilidade de acionistas famintos. Ao invés de produzir algo, as empresas se enxugam para parecerem atraentes do ponto de vista financeiro. E enxugar significa colocar na fila do desemprego milhares de pessoas, porque elas são apenas números que custavam redução ao lucro.




Aquelas poucas pessoas (as que põem a "mão na massa" ) que sobram dentro destas corporações passam a fazer o trabalho de pelo menos 3 pessoas e haja suco de gente!




Mas, como tudo que não tem consistência, um dia vai a pique. E vide as notícias das gigantes empresas recorrendo às vergonhosas bancarrotas.




Há um grande fundo de investimento que chegou neste estágio. Agoniza com tantos saques que seus investidores (também gananciosos) estão fazendo e tirando deste gigante toda a sua força (o dinheiro).




Um Predador que tornou-se Presa de sua própria fome.




Há um mito africano em que o orixá Exu (divindade controversa do panteão africano com características humanas) que me faz comparar o Predador acima com essa fome de Exu.




Conta-se, parte deste mito, que Exu era voraz e insaciável.

Conseguiu comer todos animais da aldeia em que vivia.

Depois disso, passou a comer as árvores, os pastos, tudo que via até chegar ao mar.

Orunmilá (outra divindade) previu então que Exu não pararia e acabaria comendo os homens, e tudo que visse pela frente, chegando mesmo a comer o céu.

Ordenou então a Ogum (o orixá da guerra) que contivesse o seu irmão Exu a qualquer custo.

Para conseguir isto, Ogum foi obrigado a matar Exu, a fim de preservar a terra criada e os seres humanos.

Mas mesmo depois da morte de Exu, a natureza, os pastos, as árvores, os rios, tudo permaneceu ressecado e sem vida, doente, morrendo.




Assim, após essa comparação, o gigante pode morrer, mas seu cheiro putrefado e seu rastro de destruição por onde passou continuarão.




ps.: com todo o respeito a Exu, essa comparação foi apenas elucidativa, não querendo com este post, denegrir a imagem desta divindade.


Fontes:


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin